terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fortalecimento e alongamento muscular através do método Pilates



Este método apesar de estar ficando cada dia mais conhecido, ainda existem perguntas sobre ele, e há até mesmo pessoas que o desconhecem por completo!
O Pilates é um método de exercício que alia fortalecimento e alongamento muscular, através de exercícios de baixo impacto articular e de poucas repetições, onde o praticante é convidado a conhecer e a controlar seus movimentos juntamente com sua respiração. Trabalha de maneira excepcional a musculatura mais profunda do corpo, responsáveis pela estabilidade de nosso corpo, principalmente da coluna. São considerados por isso exercícios inteligentes, já que trabalham o corpo de maneira equilibrada e o transformam de dentro para fora.
Pode ser realizado com o auxilio de colchonete, bolas e faixas elásticas, sendo chamado de Mat Pilates, ou Pilates de Solo, e pode ser realizado também com auxilio de equipamentos próprios do método, onde molas vão ser a fonte de resistência. Os equipamentos guiam e direcionam os movimentos, tornando assim a execução mais segura. A força de gravidade contra as partes do corpo também é usada como forma de resistência.
O método Pilates leva esse nome em homenagem ao seu criador Joseph Pilates, ao observar várias formas de exercícios e lutas de sua época e alia-los aos seus conhecimentos de anatomia. Durante a Segunda Guerra Mundial Joseph foi preso na Inglaterra, onde residia. Como prisioneiro de Guerra, em seu alojamento incentivou os outros prisioneiros a praticar exercícios, e para isso uso a mola dos colchões disponíveis, ele chamava esses exercícios, que hoje conhecemos como Pilates, de Contrologia.
A explosão do método se deu após o fim da Segunda Guerra, quando Joseph Pilates mudou-se para os EUA, e começou a treinar e ajudar na recuperação de bailarinos. Hoje o método se difundiu por quase todo o mundo, e graças a seus resultados vem sendo recomendado por médicos e procurado por pessoas que querem tanto melhorar sua forma física, quanto por pessoas em reabilitação de lesões.
Entre as suas indicações esta alívio para pessoas que sofrem de dor lombar ou em outras regiões da coluna, já que promove alongamento e fortalecimento da região, é indicado também como tratamento auxiliar para pessoas que sofrem de fibromialgia. Os idosos também se beneficiam com diminuição das dores, prevenção da osteoporose, melhora do equilíbrio e da autoconfiança, além disso, os exercícios não causam impacto nas articulações.
Entre as grávidas o Pilates também vem sendo bem aceito, por auxiliar no suporte de peso da barriga, diminuindo assim as dores lombares, além de reduzir edemas em braços e pernas e a preparar a mãe para o parto e para o pós-parto.
Atletas de várias modalidades passaram a procurar o método como complemento ao seu treinamento, para adquirir mais agilidade, resistência, mobilidade e força muscular. O Pilates também reequilibra o corpo, já que em alguns esportes alguns grupos musculares são mais exigidos do que outros.
Então se você busca melhorar das dores, obter consciência corporal, e ganhar equilíbrio muscular... Pratique Pilates e ganhe qualidade de vida!

Dra. Denize Penteado
Crefito 8 97792 F
Ativa Terapias


Nenhum comentário:

Postar um comentário