terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A formação de uma mente subconsciente sadia I


Gostaria de começar esse artigo com um relato interessante que encontrei em um livro, intitulado “A Biologia da crença”, escrito por Bruce Lipton, onde é descrito um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Primatas da Universidade de Kyoto, que descobriu que bebês chimpanzés também aprendem ao observar a mãe. Os pesquisadores ensinaram uma mãe chimpanzé a identificar letras e cores diferentes. Quando a letra de uma cor específica era mostrada em uma tela de computador, a chimpamzé aprendeu a escolhê-la entre uma gama de cores. Quando escolhia a cor certa, recebia uma moeda que introduzia em uma máquina e ganhava uma fruta. Ao longo do processo de treinamento o bebê permanecia perto dela. Para a surpresa dos pesquisadores num dia, o filhote foi até o computador. Quando as letras coloridas surgiram na tela, ele escolheu o item correto, recebeu a moeda e foi até a máquina para pegar uma fruta. Isto os levou a concluir que os filhotes podem absorver as habilidades mais complexas apenas por meio da observação, sem necessidade de serem ensinadas diretamente pelos pais. (A biologia da crença, Bruce Lipton, 2007).
                Em nossas casas podemos perceber atitudes bem semelhantes. As crianças apresentam a mesma capacidade de imitar situações e repeti-las de maneira exatamente semelhante.  As crianças muitas vezes são o reflexo dos adultos que as cercam. Todos já ouvimos aquela frase, “não fale palavrão na frente da criança, se não ela vai aprender”, e realmente aprende, parece que elas têm um gravador na cabeça. E geralmente é repetido na mesma pronúncia, entonação, e até o contexto pode ser exatamente igual.
                Os comportamentos básicos, crenças e atitudes dos pais também são “incorporados” a mente subconsciente, e podem controlar nossa maneira de ser pelo resto de nossas vidas, a menos que encontremos uma maneira de reprograma-lo. Isto responde o porquê de muitas pessoas agirem de forma parecida aos pais, pois o que foi gravado na infância, como a forma de falar (tranquilo, rápido ou em gritos), a forma de reagir aos outros (aceitar, confrontar ou brigar), esta subconscientemente armazenada em nosso cérebro, tornando-se assim um padrão de atitude.  “Se meu pai gritava e batia na minha mãe na infância, por que eu não posso gritar ou bater em meus colegas no colégio, ou na minha esposa quando adulto?”. Não pensem que ao brigar e gritar em frente às crianças elas não irão perceber, não irão gravar estas atitudes.
                Bruce Lipton relata que as crianças tem um sistema preciso, então imagine as consequências para uma criança que ouve dos pais frases do tipo: “Seu burro”, “Você não vai ser nada na vida”, “não serve para nada”, “não devia ter nascido”, ou “molenga”. Quando pais descuidados ou que não gostam dos filhos transmitem a eles esse tipo de mensagem, nem sempre têm consciência de que as informações são armazenadas na mente subconsciente das crianças como “fatos reais”, da mesma maneira que os dados em um computador. Durante a primeira fase de desenvolvimento, a consciência da criança ainda não se desenvolveu o suficiente para filtrar ou identificar essas afirmações como algo que os pais disseram em um momento de raiva e que não são necessariamente características do seu “eu”. Mas uma vez dentro da mente subconsciente elas passam a ser “verdades” que, inconscientemente, moldam o comportamento e o potencial da criança ao longo de toda a sua vida.”

                O conjunto de instintos geneticamente programados e das crenças que adquirimos de nossos pais formam a mente subconsciente, que pode tanto nos impedir de enxergar a verdadeira causa de nossos problemas, quanto sabotar todas as promessas que fazemos no Ano-Novo, de que iremos parar de comer demais, usar drogas e medicamentos etc.
                O subconsciente é um grande centro de dados e programas desprovidos de emoção, cuja função é simplesmente ler os sinais do ambiente e seguir uma programação estabelecida sem nenhum tipo de questionamento ou julgamento prévio. A mente subconsciente é como um “disco rígido” que armazena nossas experiências de vida. Quando um estímulo é captado, gera automaticamente a mesma reação comportamental que foi aprendida na primeira vez em que foi detectado. Por isto que muitas vezes não queremos ter atitudes, que quando vimos já tivemos, ou permanecemos em um estado de nervosismo ou tristeza, sem motivo aparente, mas para o cérebro subconsciente existe uma explicação exata de algo revivido do passado.     
Somos um reflexo aprimorado do que vivemos e presenciamos. Da mesma forma que podemos reproduzir situações atitudes erradas, também podemos reproduzir as boas atitudes. Sendo assim, quanto mais em harmonia nos encontramos, quanto mais positivistas e quanto mais felizes, mais positiva é a nossa colaboração às pessoas ao nosso redor.



Dr. Ivan Bonaldo
Fisioterapeuta especialista em Microfisioterapia
Crefito 8/99696-F 

Nenhum comentário:

Postar um comentário