sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como esta a sua postura?

Provavelmente ao ler o título desse artigo você se ajeitou na cadeira e endireitou as costas, mas como anda sua postura no dia-a-dia? Como anda o alinhamento do seu corpo? As curvas da sua coluna estão aumentadas ou diminuídas? Um ombro seu é mais alto que o outro?  Um pé pisa mais para fora ou para dentro?
A manutenção da nossa postura e do nosso alinhamento corporal é uma função automática, que permite seu controle voluntário e consciente por curtos períodos de tempo, exigindo atenção.
 Esse controle automático é feito pelo nosso cérebro. Ele recebe informações de vários lugares do corpo, compara-as, e gera uma resposta ordenando aos músculos que se contraiam, uns mais, e outros menos. Isso pode ser comparado ao funcionamento de um programa de computador, se as informações de entradas estiverem com algum erro, a resposta de saída estará errada.
As principais informações usadas pelo nosso corpo para alimentar nosso programa postural provém dos nossos pés, da articulação da boca (articulação temporo-mandibular) e dos pequenos músculos que controlam os movimentos dos nossos olhos.
Exemplificando, se você pisa de maneira errada isso pode descompensar todo seu corpo, não somente de modo mecânico, por desalinhar o arranjo entre os ossos, mas também devido a informações alteradas na pele do seu pé, e provocar dores na sua coluna, joelhos, ombros.
A posturologia é um método que vem reorganizar as informações que chegam ao cérebro, e com isso tentar normalizar a resposta que ele emite ao corpo, realinhando e otimizando o funcionamento do corpo.
A sessão inicia com uma detalhada avaliação global do paciente, após isso, através de manobras de terapia manual o Fisioterapeuta vai eliminar pontos de bloqueio no corpo. Dependendo do caso será indicado o uso temporário de palmilhas, com relevos finos, com o objetivo de gerar informações corretas ao cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário