terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tire suas dúvidas sobre as palmilhas

Dando continuidade aos post anteriores onde falamos, sobre as Palmilhas, mostramos o exame de baropodometria e também aos vídeos que explicam melhor como as Palmilhas funcionam, este post vem responder algumas dúvidas que surgem com frequencia. Qualquer dúvida é só entrar em contato!



1. Para quê serve a palmilha?
R: As palmilhas são recomendadas nos caso onde o paciente relata dores ou desconforto nos pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna lombar. Ou ainda antes de iniciar uma atividade física para corrigir o tipo de pé, tipo de pisada e diminuir a hiperpressão que pode existir em alguns pontos dos pés. As palmilhas são elaboradas a partir de uma criteriosa avaliação através de um exame de baropodometria que é um exame que identifica as alterações biomecânicas nos pés na posição ortostática estática e dinâmica (durante a marcha), através da análise da distribuição de pressão plantar e do deslocamento do centro de gravidade.

2. Quais são as recomendações?
R: As mais comuns são: tratamento de Escolioses; Espondilolisteses; Dores lombares, torácicas e cervicais; Dor na Planta dos pés; Pés planos e cavos; Joanetes; Esporão calcâneo; Metatarsalgias; Neuroma de Morton; Periostites; Tendinites patelar, pata de ganso e tendão do calcâneo; Pés diabéticos e diferença no comprimento dos membros. Elas podem ser utilizadas no tênis e sapatos.

3. Todos podem usar?
R: Normalmente recomendo a partir dos 4 anos de idade. Se detectado alguma alteração na pisada podemos recomendar ou não o uso das palmilhas. O tempo de uso é determinado pela idade, se pratica atividade física, que atividade física pratica, sobrecargas, se usa salto alto ou não, comprometimento do paciente, enfim... são inúmeros os fatores que podem alterar o tempo de uso. São de fácil adaptação e personalizadas, ou seja, um tipo de palmilha para cada pé do indivíduo. São raros os casos onde a correção é a mesma nos dois pés.

4. É necessário algum cuidado especial?
R: As palmilhas são de fácil manuseio e podem ser tocadas de calçado para calçado respeitando apenas o tipo (tênis ou sapato).

5. É prevenção ou terapia?
R: Ela é eficaz tanto na prevenção quanto no tratamento. Claro que sempre é importante seguir as recomendações não só quanto ao uso quanto ao trabalho de fortalecimento ou postural que muitas vezes irão colaborar para maior eficácia do tratamento.

6. Quais os sinais que o corpo dá para que seja necessário o uso de palmilhas?
R: Os mais comuns são aqueles relacionados ao que chamamos de síndrome postural. São aquelas pessoas que se queixam de dor ou desconforto em qualquer postura: deitado, sentado, em pé, agachado ou andando. Fora os entorses recidivos, dores na parte de baixo dos pés (metatarsalgias quando nas partes “gordinhas” abaixo dos dedos dos pés, fasceites plantares que é a inflamação da região do arco plantar). Para as mulheres que utilizam muito salto alto também é indicado, haja visto que o salto gera uma série de compensações posturais.
7) A palmilha tem tempo de vida útil? validade? 
R Normalmente acompanha o tenis. Em média 1 ano (considerando utilização diária)
8) Quem vai escolher o modelo de palmilha (básica, conforto ou esportiva) o paciente ou o avaliador?
R: A escolha vai depender do tipo de calçado que o indivíduo utiliza e das atividades que pratica. Básica (normalmente indicada para sapatos), Conforto (tenis do dia-a-dia, caminhadas leves e bike) e Esportiva (atividades como corrida, basquete, futebol, tênis.... são mais resistentes e duráveis.
9) É necessário ter um ténis ou sapato novo para utilizar a palmilha? Se sim, quanto tempo ainda da pra considerar novo?
R: Não é necessário. Claro que se o tenis ou sapato estiverem muito velhos, podem deixar de oferecer o mesmo conforto de quando era novo. O tempo de "vida útil" do calçado varia muito de pessoa para pessoa, pois depende da frequência de uso, se o individuo pratica ou não alguma atividade física e a intensidade da mesma.

10) Há tenis que vem com umas palmilhas mais grossas ou ja com alteração no posicionamento da palmilha, mais em inversão ou eversão, pode ser usado este tipo de tenis?
R: Sim pode ser utilizado neste tipo de calçado. Mas nestes casos, dependendo do tipo de pisada identificada em cada pé, pode ocorrer a recomendação de um calçado de pisada neutra.

11) Algumas mulheres utilizam sapato de salto para trabalhar, mas o salto nem sempre é muito alto, pode ser usado em sapato com salto? Até quanto de altura?
R: Sim a palmilha própria para este tipo de calçado pode ser utilizada em saltos. Mas nos casos de metatarsalgias, neuroma de morton e artrose de regiões do pé tornozelo e joelhos, pode haver recomendação de diminuir ou abolir o salto. Normalmente um pouco mais de bom senso na uitlização dos calçados com saltos mais altos são suficientes para diminuir o desconforto causado por estes problemas.

12) Tem que ser feita manutenção da palmilha ou reavaliação? Quanto tempo depois da primeira avaliação?
R: Dois meses após a primeira avaliação o paciente deverá fazer o retorno para uma nova avaliação. Assim teremos um bom feedback sobre a evolução do paciente utilizando a palmilha e seguindo as recomendações para cada caso.

13) Qual é o uso necessário diário ou semanal da palmilha para que se tenha um bom efeito?
R: Pelo menos 4 horas por dia na primeira semana e depois o paciente pode utilizar sempre que estiver com o calçado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário