quarta-feira, 27 de março de 2013

Matéria sobra Posturologia - Rev. Pró-Saúde


Novidade fresquinha, nossa matéria que saiu na Revista Pró-Saúde março-2013, abaixo segue o texto sem a formatação da revista para ficar mais fácil de ler.




Posturologia: Conheça essa nova Técnica e veja quais os benefícios que ela pode te trazer


Como anda a sua postura? E a de seus filhos?
Ouço muitas vezes durante o dia pessoas com queixa de que estão com má postura e que acreditam que suas dores  crônicas são reflexos de erros na sua postura, porém o que essas pessoas fazem para corrigir isso? Endireitam a coluna da maneira que acreditam ser correta por alguns minutos, porém logo que sua atenção é atraída para outras coisas sua postura volta a ser deixada de lado, e é justamente esse o problema, nossa postura vai além do nosso controle voluntário, é claro que podemos até manter uma boa postura de maneira consciente por algum tempo, porém não podemos passar todo o tempo do nosso dia vigiando ela.

Outra coisa que acontece, e percebo bem isso em alguns alunos durante as aulas de Pilates é que essas pessoas tem um programa postural tão alterado e provavelmente a bastante tempo que quando ela estão desalinhadas e peço para que arrumem essa postura elas geralmente se entortam mais ainda, pois seus cérebros já gravaram de tal forma o errado que isso passou a ser considerado certo de maneira inconsciente.

Ai é que surge a Posturologia Neurosensorial, uma técnica francesa, com aproximadamente 27 anos de existência que busca reprogramar nosso sistema automático de postura.
Em nosso cérebro temos uma parte funcional denominada sistema postural fino, esse sistema usa as informações vindas dos pés, da articulação da boca, dos músculos motores dos nossos olhos e de nosso ouvido interno(labirinto) e ao comparar constantemente essas informações, nos posiciona no espaço, e organiza nossa postura contra a força da gravidade que tenta nos achatar constantemente.

Por variados motivos, e na maioria das vezes, pela soma de muitos motivos, esse programa se encontra alterado  e o resultado aparece como aumento de tensão em certas regiões do corpo, desgaste, desalinhamento articular e dorres crônicas. Em geral são dores sobre as quais não se obtem bom resultados com os mais diversos tratamentos.

Uma sessão de Posturologia Neurosensorial consiste em uma criteriosa anamnese sobre os sintomas, histórico e as queixas do paciente, a seguir são feitos alguns testes clínicos dinâmicos, para avaliar a ponto onde hajam restrições no movimento, logo após o terapêuta irá avaliar fazer uma avaliação manual e aplicar tecnicas de  Estimulações Neurosensoriais, com o objetivo de resgatar a mobilidade e a funcionalidade das vias periféricas e apagar essas informações erradas gravadas nos músculos e nervos. Por fim alguns elementos serão testados em contato com a sola dos pés, esses elementos enviam informações através de receptores sensoriais da pele do pé, ao cérebro, alterando as informações que chegam ao sistema postural fino, e com isso mudando a programação postural que ele emite.

Esses elementos são compostos de resina e posicionados sob os pés conforme a avaliação da necessidade de cada paciente, as vezes sendo de diferentes espessuras e localização em cada pé do mesmo paciente. Os elementos são então colados em palmilhas, ditas Palmilhas Posturais, que o paciente usára em seus calçados diariamente, para que ocorra a memorização dessas novas informações pelo sistema postural.

O tempo de reavaliação entre cada sessão de Posturologia Neurosensorial é em torno de 2 meses, podendo variar de 1 a 3 meses de acordo com o critérios do terapeuta. Algumas pessoas usam por um determinado período e depois disso não precisam continuar usando, já outras necessitam usar as Palmilhas pelo restante da vida.

Os sinais mais facilmente relacionados aos distúrbios posturais são:
- Os desalinhamentos corporais;
- Excesso de tensão muscular em determinadas regiões;
- Tendinites;
- Dores e desvios na coluna;
- Desgaste ósseos, sempre de forma crônica e que não reage bem aos tratamentos convencionais, ou que sempre recidiva;
- Zonas de calosidade excessiva em certos pontos dos pés são evidência de descarga de peso de forma inadequada;
- De forma menos evidente, mas fortemente correlacionado, estão sintomas como bruxismo, zumbidos, pseudo vertigens, dores de cabeça, falta de habilidade e descoordenação corporal, entre outros;
- As consequências mais claras são as hipercifoses, hiperlordoses, escolioses, e dores na coluna;
- Artroses na coluna, em quadris, joelhos e pés;
- Tendinites, bursites, fasceítes e dores musculares tensionais;
- Joanetes, hipercalosidades;
- Dores de cabeça de origem tensionais, bruxismos, zumbidos.

terça-feira, 12 de março de 2013

Novidades! Pilates Suspenso!


Com o objetivo de melhorar o atendimento e facilitar cada vez mais a reabilitação de cada pessoa, chegou à clínica Ativa Terapias o Pilates Suspenso, permitindo uma grande diversidade de exercícios, trabalhando com uma grande quantia de músculos do corpo, facilitando o trabalho de equilíbrio corporal através do fortalecimento e alongamento global do corpo.

Neste sistema de treinamento, alguns exercícios, se assemelham ao original sistema criado por Joseph Pilates, que utiliza o peso corporal como sobrecarga buscando o equilíbrio, flexibilidade, força isométrica e a propriocepção.
O Pilates Suspenso ou TRX (Total Body Resistance Exercice) como é chamado pelo criador da técnica Hendy Hetrick, oficial da Marinha norte americana, recentemente foi adotado pelos estúdios de Pilates para tornar o treinamento físico e a reabilitação ainda mais eficaz e envolvente. Os exercícios do método foram adequados ao método em suspensão surgindo assim uma nova modalidade.


O Pilates Suspenso surgiu nos anos 90 com o exigente programa de treinamento do SEALS (Forças Especiais da Marinha dos Estados Unidos da America) para que seus soldados pudessem treinar em qualquer lugar (principalmente dentro dos submarinos por onde permaneciam por muito tempo), com um único aparelho que permitisse um grande número de exercícios e progressão do próprio treino.

Adaptado e seguro para as fases de reabilitação, é indicado no pilates e para qualquer nível de condicionamento físico incluindo atletas de alta performance. O sistema de faixas é fixo à parede e possibilita a execução de mais de 200 exercícios em suspensão, resistência, força, alongamento e tração.

Para um treinamento equilibrado e seguro no Pilates Suspenso, são acrescentados exercícios para melhorar o alinhamento da pelve, ombros, escápulas e cervical, e evitar lesões nestas regiões.
A técnica da respiração é também um elemento importante para a dinâmica dos movimentos, além de prevenir alterações na pressão sanguínea. O programa de treinamento é específico para cada aluno, respeitando suas limitações e o tempo de aprendizagem.


Agende sua aula experimental!
Com a Fisioterrapeuta  Dra Simone Barp

sexta-feira, 8 de março de 2013