sábado, 12 de maio de 2012

A formação de uma mente subconsciente sadia II


                Somos acostumados a querer que os outros resolvam os problemas por nós, recebíamos as coisas todas prontas na infância, e muitas vezes ficamos achando que vai ser assim a vida toda. Com a nossa saúde não é muito diferente, ficamos querendo que os outros nos deem a resolução do problema na hora, às vezes temos um problema há anos, e queremos que nos resolvam em um dia. Os médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, massagistas não promovem milagres. Somos responsáveis pela nossa saúde, não podemos esperar sentados sem fazer nada por nós mesmo.

                Estamos acostumados a tomar um remedinho ou um chazinho para diminuir o sintoma, mas logo após alguns dias o sintoma tende a aparecer novamente. Onde será que erramos, se estamos fazendo o que todos dizem? O bem estar e o equilíbrio do nosso organismo dependem de vários fatores trabalhando simultaneamente. Quantas pessoas já não foram em nutricionista, fisioterapeuta, médicos, e não tiveram o resultado que queriam. Mas vocês fizeram tudo que era necessário para auxiliar no tratamento?

                Como posso emagrecer se não faço o acompanhamento nutricional adequado, se não faço uma atividade física simultaneamente e se eu não busco o fator emocional causal do aumento de peso? Como posso melhorar da dor nas costas, se não faço os exercícios em casa que o fisioterapeuta me pediu, se eu não cuido ao me sentar, se eu não busco uma fuga durante o dia ao estresse e se eu não busco a causa emocional da dor? Como posso melhorar da depressão, se não tomo meus medicamentos na hora certa, se não tiro férias ou descanso fim de semana, se não regulo minha alimentação com alimentos mais saudáveis, se eu não trato os traumas que a desencadearão, se eu não tenho vontade de melhorar e pensamento positivo que eu vou?

                A alimentação adequada é umas das principais fontes de energia para conseguirmos realizar as atividades de nosso cotidiano, e fonte de vitaminas e nutrientes necessários para com que nosso organismo possa funcionar de uma maneira adequada e permitir um equilíbrio nutricional, para manter-se saudável. Devemos evitar bebidas alcóolicas, alimentos industrializados em excesso, produtos com intensa utilização de agrotóxicos. Devemos buscar por produtos orgânicos, que são fontes saudáveis para o nosso corpo.

                Praticar atividades físicas regularmente faz com que tenhamos um condicionamento físico necessário para o nosso organismo se manter bem. Mantendo a musculatura em equilíbrio entre fortalecimento e alongamento, permitindo que nos mantenhamos ativos e nossas estruturas resistentes.

                O tempo de descanso também é um momento de extrema necessidade para o nosso corpomente manter-se bem. Precisamos de um tempo para sair do estresse, e impedir que a tensão permaneça por um longo período de tempo, o que acarreta grande destruição no organismo, quanto maior o tempo em estresse, maior o dano no tecido do órgão. Fazer algo que se gosta é uma ótima forma de quebrar o estresse. Se você gosta de jogar um futebol ou um vôlei, jogue, se você gosta de conversar com amigos, converse, se gosta de ler um bom livro, leia, se gosta de viajar, viaje, vá a piscina, a praia, dance, faça tudo para manter um bom astral, antes de tudo tem que vir o bem estar. Além disto, mantenha-se sempre próximo a familiares e amigos, a solidão muitas vezes pode ser desagradável.

                Tratar a fonte das doenças é algo de grande importância. Tratar a causa é antes de tudo o início para promover a cura. As memórias traumáticas armazenadas dentro de nosso organismo estão sempre em alerta, prontas para serem revividas, reacendendo aqueles sintomas que estavam adormecidos.

                Precisamos também ter vontade de melhorar. O pensamento positivista quanto à melhora potencializa o resultado, fazendo com que as pessoas passem pelos sintomas rapidamente. Se não fizermos o tratamento com o esforço necessário para ele, e seguindo todas as orientações necessárias, dificilmente teremos um bom resultado. O pensamento positivo irá facilitar com que as pessoas vivão mais e melhor.

                Quando tiverem algum problema, lembrem-se destes passos, o organismo em harmonia facilita com que ocorra uma cura mais rápida, eficaz e duradoura. Praticar estas atitudes irá fazer até mesmo que os sintomas se tornem difíceis de aparecerem e que você se torne mais resistente às alterações no ambiente. Viva de bem com seu corpo, viva de bem com sua vida.


Desvalorização pelos olhos de quem vê


            Durante nossas vidas passamos por tantas cobranças, que estamos sempre correndo atrás de mostrar que somos capazes e podemos resolver tudo, isto faz com que tentemos trabalhar sempre na hiperperformance, sempre tentando ser mais e mais rápido, mais completo, mais eficaz. Acaba faltando até tempo no dia para fazermos tudo que temos para fazer. E para que tenhamos tempo temos que acelerar, sermos mais rápidos para dar conta de tudo e isto se chama ansiedade.



            As cobranças estão tão impregnadas no nosso subconsciente o que torna difícil nos livrarmos delas. Queremos fazer tudo certinho e dar o melhor no trabalho, resolvendo o trabalho de três pessoas ou de um mês em um dia. Em casa queremos cuidar de todos e de tudo. Deixar a casa impecável e ainda cuidar dos filhos e todos que moram ali. Coitados daqueles que se acham “super homem” ou “super mulher”, que não conseguem dar um equilíbrio entre trabalho e casa e acabam por se exigir demais, mas o corpo um dia não vai mais aguentar e vai pedir ajuda, e ele virá em forma de sintoma. Mas aposto que você que é super não vai dar tempo para você, por que os outros vem sempre em primeiro lugar.

            Muitas vezes estas cobranças de si acabam sendo desencadeadas devido a não valorização, ou a desvalorização em algum momento da vida, ou em vários momentos da vida. Se formos fortemente desvalorizados, dentro de nós irá sempre aparecer uma voz dizendo que não somos capazes, que não iremos conseguir as coisas. Quando não estamos fortes dentro de nós e não nos valorizamos, fica mais fácil a cada situação de desvalorização, nos frustrarmos. E por isto, muitas vezes, tentamos dar o máximo de nós em tudo, para não sobrar nenhum erro, nada para que possa nos desvalorizar.

Estava atendendo um paciente que apresentava ansiedade, como um vínculo intenso com relação à busca pelo justo e correto. Naquele dia ele veio com sua esposa junto na sessão. Dentro da busca pelo seu sintoma encontramos algumas situações relacionadas a desvalorizações, em tom de injustiças, de início vinculada aos pais, e posteriormente a esposa. Mas uma situação me chamou a atenção: Encontramos nos mapas corporais, da Microfisioterapia, uma situação relacionada a uma desvalorização vinculada a sua esposa, como se ele se sentisse injustiçado por algo realizado por ela. Já havia ouvido muito sobre situações de traições ou desvalorizações por chefes ou professores, mas no caso dele foi outra história.

            Eles têm uma casa na praia, e naquela época o telhado da casa estava muito feio, precisando de uma reforma, e então, o paciente resolveu ir 15 dias mais cedo, para trocar o telhado, por um novo, para ficar mais bonito. Como a esposa dele não gostava de bagunça, ainda teve um esforço danado para limpar tudo para a hora que ela chegasse. Quando ela chegou, nem olhou para o telhado, entrou rápido e não falou nada, e segundo ele, ele não ficou nada feliz com esta atitude.

            Durante a sessão a esposa mais do que rápida pediu a palavra e foi logo contando o lado dela da história. Ela falou que chegou a casa com seus três filhos, todos pequenos, após 9 horas de viagem, com eles passando mal, fazendo com que o instinto materno prevalecesse, antes de tudo foi cuidar deles, dar banho, remédio, para depois fazer as outras coisas.

              Quantos de nós não nos frustramos impulsivamente, reagindo emocionalmente frente as situações, sem antes ver o lado da outra pessoa, do por que ela agiu daquela forma, ou falou daquele jeito. Estamos muitas vezes condicionados que as pessoas vão nos desvalorizar novamente, ou que vão brigar novamente, que não paramos para pensar no contexto geral da situação.

            Quando corrigimos as situações passadas e deixamos nosso subconsciente mais forte e menos suscetível emocionalmente, conseguimos ver com melhor clareza as situações do dia a dia e passamos a perceber e reagir com racionalidade, podendo observar toda a situação que esta acontecendo em volta e impedindo que reajamos impulsivamente sempre.